quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cosplay: História



Yooo meus amorekos, vou contar pr vcs um pouco 
da história e da criação do cospaly
Espero que gostem


Provavelmente, a maioria de vocês já deve ter ouvido falar de Cosplay. Mas mesmo assim vou falar. Cosplay é um actividade bastante popular no Japão, mesmo assim praticada em várias regiões do mundo. Cosplay é a abreviatura de Costume Play que significa "representação de uma personagem" e que consiste em disfarçar-se de alguma personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como por exemplo: animes, mangás, comics, videojogos ou ainda de grupos musicais, que tem como objectivo na tentativa de interpretá-los na medida de possível. Os participantes desta actividade são conhecidos por Cosplayers. (OwO eu sou uma delas). ~ Sabias que: Originalmente, o cosplay não foi criado pelos Japoneses. O primeiro cosplay conhecido foi criado por Forrest J. Ackerman em 1939 durante a primeira Worldcon (pessoas, não me perguntem quem é a pessoa porque eu não sei). O Cosplay é conhecido mundialmente e bastante popular, tem vido a crescer e a crescer, com o aumento dos otakus e fãs de videojogos. E o número não para de crescer.



Então, o que é o Cosplay?

Cosplay de Sailor Neptune
Do anime e mangá
Sailor Moon
Cosplay é originariamente de personagens de comics, hoje em dia de animes, mangás e de personagens de videojogos. Mas com o passar do tempo, tornou-se uma tradição e um hábito que se espalhou por todo o tipo de convenções, envolvendo personagens e várias séries. As mais marcantes, foram Star Trek e Star Wars, no qual as pessoas com cosplay de tornavam a atracção principal. Rapidamente, o Cosplay espalhou-se pelo mundo inteiro, chegando até Comiket, que é uma famosa convenção realizada há anos nos Japão. O termo popularizou e especialmente em eventos e encontros de anime, mangá e videojogos, respectivamente os animes e mangás.
A palavra cosplay, como já foi dito, é uma espécie de abreviação para "costume play". Isto é, o cosplayer caracteriza-se como a pesonagem de algum mangá, jogo, anime ou filme que queira homenegear e representa a personalidade desse. Em alguns eventos pode atém mesmo competir com outros cosplayers em concursos. Um dos principais objectivos desse passatempo é fazero amigos (notas da hanna: concordo sim, fiz uma vez cosplay e fiz um monte de amigos).
O cosplay é caracterizado por DIY (que significa Do It Yourself - Faça você mesmo). Existem vários cosplayers que fazem os seus cosplays inteiros por eles mesmos ou pedem a algum conhecido ajuda. Outros fazem os seus cosplays inteiramente em "Cosplay Stores" que são lojas especializadas em confecção de cosplays. Mas a maioria das vezes chegam a comprar pela Internet, de maneira mais fácil.
Cosplay da Miku Hatsune
Do Software da Crypton
Vocaloid (02)
Aqui nos cosplay, toda a gente pode particiar, crianças, adolescentes e adultos de todas as idades, sejam raparigas ou rapazes (sabendo que a maioria dos cosplayers no mundo sejam raparigas). Alguns cosplayers chegam a gastar entre 36 euros e 360+ euros. (nota da hanna: Eu por acaso tenho um cosplay da miku, e o cosplay completo mais a peruca foi 150 euros. Ò.Ó)
Ás vezes mais, em roupas e acessórios e levam a coisa a sério. Cosplay, um passatempo como outro qualquer, porém fazer cosplay, é algo em que podes tornar-te a tua personagem favorita por um dia, e é uma sensação esplendida sentires-te como alguém especial e conhecida no mundo. Nas gerações de Star Wars, equivaleria a vertir-se como um Jedi ou um cowboy de Faroeste. Ser cosplayer é ter dignidade, e ser capaz de representar a sua personagem favorita e mostrar o quanto gostamos dele/a. Actualmente no mercado de cosplayers tem atraído várias empresas de todo o mundo. Muitas delas estão a criar lente de contacto e outros elementos para serem usados, tornando a persongem mais próximo do real. (Ex: Se colocares lentes azuis num cosplay da Miku, seria mais parecido com ela e faria toda a diferença). Os preços das roupas e dos acessórios continuam com preços muito altos, mas a tendência é que se torne popular. Hoje em dia encontra-se vários cosplayers espalhados pelo mundo, incluindo Portugal e Brasil.

Cosplay EPortugal (vou só falar de Portugal porque sou Portuguesa, okay? :3)

A primeira vez que se ouviu o termo cosplay em Portugal foi em 1997 (bastante recente), quando alguns fãs da cultura japonesa decidiram caracterizar-se com as suas personagens favoritas de anime, mangá e de videojogos e também até com os seus ídolos de j-music. Entretanto, o cosplay dava já largos passos pelo mundo e levando consigo uma enorme quantidade de fãs na América, Ásia e incluindo também a Europa. Desde 1997 até ao presente, muita coisa mudou.
Cosplay de Mio
Do anime e mangá
K-ON!
Os eventos de anime, mangá e cosplay aumentaram radicalmente. Já se realizavam de norte a sul do país, enquanto que em 1997 só se realizava na capital de Lisboa uma vez por ano. É visto por muitos pais como um passatempo saudavel e enriquecedor, pelo facto de vários cosplayers criarem o seu próprio cosplay com os seus actos de engenho e de criatividade. Por outro lado, há aquele que compram na internet (como eu) que gastam uma grande quantidade de dinheiro, e que pelo contrário os pais acham um grande desperdicio de dinheiro. O cosplay também é visto pelos pais como uma alternativa a outras formas de entretenimendo dos filhos, já não se fala do vício em jogos, computadores e televisão. E como já tinha dito, alguns críticos, discordam o beneficios do cosplay afirmando que é uma grande perda de tempo e de dinheiro (Nom nom é Ò.Ó), sendo que muitos consideram o cosplay "coisas de criança"(meu deus tinha que tapar isso, que insulto para nós cosplayers).
Pelo nosso lados, os defensores do cosplay afirmam que este, é hoje em dia mais do que um passatempo, mas sim considerando-o uma forma própria de arte, por meio do qual os cosplayers podem expressas o seu afecto por determinados tipos de personagens, vestindo-se e agindo como ele por um dia. Argumentam ainda que o cosplay permite conhecer pessoas novas e criam novas amizades, considerando-o também como uma boa forma de os mais tímidos tornarem-se mais sociáveis, extrovertidos e confiantes de si mesmos. Tanto adultos como crianças podem participar pois não há limite de idades, isto é, se pais e filhos fizerem cosplay, podem entreajudar-se, fortalecendo o laço existente.
Cosplay de Yuuki
Cross/Kuran
Do anime e mangá
Vampire Knight
Mas, acima de tudo, o que dizem ser mais importante é a diversão, tanto como usar os cosplays como criar novos amigos com os mesmos interesses, e cada vez mais, o grupo de cosplayers portugueses tem vindo a aumentar de evento para evento. Não só os pais percebem as coisas boas do cosplay, como também outros menos jovens a aderir ao passatempo devido a comentários que ouvem através de colegas e amigos. Alguns decidem primeiro acompanhar os amigos para ver como é, para saberem se gostam ou não. Outros vão por iniciatica própria e até mesmo por pura curiosidade. Mas, no final, muitos são os que dizem entusiasmados que irão participar num próximo evento. Outros reclamam a criação de uma associação/comunidade para os cosplayers onde se abordem temas como a localização dos eventos e os transporte; dúvidas; esclarecimentos e sugestões sobre factos que estão a fazer, assim como o material, a criação de formas de irem todos juntos, dependendo de área onde moram e ainda a coordenação de pedidos de apoio às câmaras municipais; encontros e outros temas.


Espero que tenham gostado do post...
Kissus kissus

Nenhum comentário:

Postar um comentário